Home   |   Guia de Serviços   |   Álbum Virtual   |   Anúncio Grátis   |   Contato
   
   
   
   
   
   
   
 

   
 
  2 - Saúde/ Exame Pré-nupciais  
 
  Nos nascemos ouvindo que
a saúde esta acima de tudo
e que nunca devemos nos
descuidar.
Mas se você é uma pessoa
que anualmente vai ao
médico e faz exames
constantemente, pode estar se perguntando:
"Será que devo fazer exames antes de casar?"
 
 
Esta é uma dúvida muito comum, pois os tradicionais exames pré-nupciais são muito pouco falados hoje em dia.
 
 
Mas afinal para que servem e qual sua importância?

As consultas medicas feitas antes do casamento são, basicamente, para que o casal escolha com segurança o método anticoncepcional, evitando assim uma gravidez indesejada e para prevenir ou tratar doenças que possam prejudicar o bebê.Mas mesmo entre a classe medica, não há muito consenso sobre sua real necessidade.

De acordo com ginecologistas e obstretas atualmente a maioria das mulheres já consultaram um ginecologista para exames de rotina e acham desnecessários os pré-nupciais. Mas por meio deles que se pode detectar o problema de saúde para uma possível gravidez. Fazendo os exames é possível evitar doenças que podem prejudicar a gravidez ou levar à má-formação congênita do feto.

Para isso antes do casamento e, principalmente quando o casal estiver programando uma gravidez, é necessário fazer uma serie de exames, como citologia oncótica (papanicolau), hermograma completo, glicemia, urina, sorologia para rubéola, toxoplasmose, hepatite B e C e exames de Aids. No caso das hepatites B C, é conveniente que o parceiro esteja consciente de sua companheira ser ou não portadora da doença.

Caso tenha sorologia negativa, pode-se prevenir tomando uma vacina. Já o papanicolau e os exames clínico, radiológicos ou ultrassonográfico das mamas devem ser feitos anualmente, por todas as mulheres, independente de casamento ou gravidez.

Agora os Homens
Visto exclusivamente como femininos, os exames pré-nupciais também podem ser feitos pelos noivos. Quando o homem deseja se submeter a exames, deve-se verificar sua fertilidade, solicitando um espermograma que irá verificar a qualidade, a quantidade e a viabilidade dos espermatozóides, também os exames de doenças venéreas que possam colocar a parceira em risco, como sífilis, HIV e hepatites B e C.

Porém, para o medico, não há uma regra para este assunto. Sob o ponto de vista da saúde publica, os exames pré-nupciais não justificam, pois atualmente pessoas já se acostumaram a fazer consultas periódicas. Mas os exames podem se justificar sob o ponto de vista individual, uma vez que os noivos apresentam uma alta ansiedade e expectativa diante da nova vida.

Por outro lado, se durante os exames, descobre-se que um dos dois é estéril, isto pode trazer uma grande dificuldade ao casal, colocando em risco a união. Mas, mesmo com este problema de saúde, não se pode dizer que o casamento não daria certo, uma vez que o casal nem chegou a conviver intimamente.

Portanto, decisão de fazer ou não os exames pré-nupciais depende exclusivamente de cada casal isso se ambos freqüentam o consultório medico periodicamente. Já para quem estiver pensando em engravidar, aí sim, os exames tornam fundamentais.

 
 
   
 
     
 
Design and Host by potyweb - 2006 Brasil